quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Locator, detector de fugas de ar comprimido

Você saberia estimar o volume de perda por vazamento de sua instalação de ar comprimido e quanto isto pode lhe custar?


Pois é, vazamento em sistema de ar comprimido é uma das coisas mais comuns que se pode imaginar, mas infelizmente nem todo mundo dá a atenção devida para este problema. No entanto esta realidade deveria ser diferente, afinal, o menor vazamento que seja pode significar um aumento considerável no custo final de produção além de refletir na produtividade.

Apenas para vocês terem uma ideia: uma fuga de ar por 1 furo de 3mm , veja bem,  apenas 1 furo de 3mm é equivalente ao consumo de 31 lâmpadas de 100W. Ou seja, qual exatamente será o volume de perda por vazamento de sua instalação e quanto isto lhe custará no final?

Bom, mas a primeira atitude é tomarmos consciência da importância e consequências que um vazamento pequeno pode representar em uma produção. Vale lembrar que soldaduras que se encontram nas uniões de tubos e nas flanges podem ter fugas devido às vibrações, à idade ou a soldadura imprópria. Drenos de condensados de flutuador ou mecânicos são uma fonte de fugas de ar. Além disso uniões roscadas, ligações, acessórios do circuito de ar comprimido e muito mais fontes podem ser a causa de fugas de ar.

A segunda atitude é sabermos identificar estes vazamentos o mais rápido possível para poder saná-los o quanto antes, evitando maiores prejuízos.

Mas calma, para tudo tem solução. Ou melhor, uma tecnologia a nosso favor. Existe atualmente um equipamento capaz de auxiliar nestas situações: o locator, detector de fugas de ar comprimido.
Este equipamentos realiza a detecção ultra-sônica de fugas de ar de sistema de ar comprimido. Possui uma frequência da resposta de 20-100kHz.

Através de uma indicação visual e sonora de fugas de ar audível a grande distância (aprox. 10
metros), o locator possui sensibilidade de detecção ajustável para encontrar realmente a zona de fuga.
Fornecido com um fone de ouvido, e dois detectores de borracha, acompanha uma bateria de 9 volts incluída (o locator incluir teste automático da carga da bateria).

Apenas para que vocês entendam um pouco seu princípio de funcionamento. Quando o gás passa através de um furo restrito sob pressão, vai de um fluxo laminar pressurizado ao fluxo turbulento da pressão baixa. A turbulência gera um espectro ultra-sônico no som e dado que o ultra-som é mais alto no local da fuga, a detecção destes sinais usando o LOCATOR é geralmente muito simples.

Bom, agora não há mais desculpas para deixarmos de cuidar de nosso sistema de ar comprimido. Já sabemos a importância e as consequências que um vazamento pode trazer, e já conhecemos uma das soluções mais fáceis e avançadas do mercado, correto?

Aproveitamos para informar que a Ar Brasil Compressores possui uma equipe técnica especializada em análise de sistema de ar e consultoria para melhoria de aumento de produtividade e redução de custos. Nossa equipe está sempre pronta para auxiliá-los. Não deixe de nos contactar em caso de necessidade (11) 3904.8882. Este produto e muitos outos vocês encontram em nossa página www.arbrasilcompressores.com.br.


Ar Brasil Compressores
(11) 3904.8882
www.arbrasilcompressores.com.br

Nenhum comentário: