segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Filtro - O que levar em conta

As características do óleo podem sofrer alterações por contaminantes ou em função das condições de trabalho, perdendo as propriedades e funções. Impurezas que entram no sistema deverão ser retidas no filtro de óleo.

Mais uma vez fique atento à qualidade assegurada do filtro. A maioria utilizada atualmente é blindada, ou seja, não se pode ver o que está lá dentro. O risco de ser enganado é muito grande, portanto é de vital importância acreditar na reputação do fornecedor.

O período da troca tanto do filtro, quanto do óleo, deverá obedecer às recomendações do fabricante ou através de análise, quando o custo x benefício justificar. Estas datas poderão ser antecipadas dependendo de fatores como:

A – Trabalhar com temperaturas acima de 85ºC, pois o processo de oxidação do óleo é acelerado, alterando sua viscosidade e a capacidade de retirar o calor gerado pela compressão.

B – Ambientes com ar altamente poluído podem contaminar rapidamente o óleo, filtros e externamente as colmeias dos radiadores de óleo e ar, prejudicando o arrefecimento.

C – Ambientes com atmosfera ácida, pois poderá ocorrer reação química que provocará também a oxidação do óleo mesmo em trabalhos com temperaturas abaixo de 85ºC.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

POR QUE SUBSTITUIR ÓLEO E FILTROS EM COMPRESSORES?


Para manter seu compressor em pleno funcionamento, em condições de locação e atendendo às necessidades dos seus clientes, a manutenção não pode ser colocada em segundo plano.
Redobre a atenção aos seguintes itens:

Óleo lubrificante: É vital para o equipamento como o sangue é para o ser humano, pois a compressão do ar no compressor tipo parafuso lubrificado é processada juntamente com o óleo.
Este óleo desempenha três importantes funções: arrefecimento, vedação e lubrificação.

Arrefecimento: Processa-se através da transferência de calor através da mistura de óleo frio com o ar quente originado do processo de compressão.

Vedação: É semelhante à função desempenhada pelos anéis de pistão de um compressor alternativo, ou seja, elimina pontos de fuga devido às tolerâncias entre o cilindro e os parafusos, impedindo a perda de ar.

Lubrificação: Significa que impede o contato metálico entre as partes móveis de um compressor.