sexta-feira, 30 de agosto de 2013

VANTAGENS E DESVANTAGENS ENTRE COMPRESSORES DE PISTÃO E PARAFUSO - Pt. 2

Nas aplicações industriais nas pressões de trabalho de até 12 bar, os compressores de pistão, após a popularidade do compressor parafuso, passaram a ser inviáveis economicamente.

AR BRASIL

COMPRESSOR DE PISTÃO ATÉ 12 BAR
COMPRESSORES PARAFUSO
DESVANTAGENS
VANTAGENS
Transmite vibração
Não transmite vibração

Aplicações atuais do ar comprimido

Perfuração com perfuratriz manual dentro da mina



quinta-feira, 29 de agosto de 2013

VANTAGENS E DESVANTAGENS ENTRE COMPRESSORES DE PISTÃO E PARAFUSO

Nas aplicações industriais nas pressões de trabalho de até 12 bar, os compressores de pistão, após a popularidade do compressor parafuso, passaram a ser inviáveis economicamente.

AR BRASIL


COMPRESSOR DE PISTÃO ATÉ 12 BAR
COMPRESSORES PARAFUSO
DESVANTAGENS
VANTAGENS
Nível de ruído muito alto
O menor nível de ruído do mercado variando de 60db(A) a 81db(A) dependendo do modelo

Aplicações atuais do ar comprimido

Perfuração no interior da mina




Carreta de perfuração com 2 lanças

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

terça-feira, 27 de agosto de 2013

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

REUTILIZAR - REDUZIR - RECICLAR

O planeta pede ajuda a todo momento e é uma questão de sobrevivência adotar medidas ecossustentáveis, em casa e no trabalho.
Na empresa, práticas simples como separação do lixo, reciclagem de papéis, papelão, plástico, alumínio e vidro já são um grande passo e podem até ser uma fonte de renda a ser reinvestida em melhorias.
Se você utiliza óleo lubrificante em carros ou máquinas industriais, o correto na hora do descarte é usar o rerrefino, processo pelo qual o óleo se transforma em óleo mineral básico podendo ser reutilizado em um novo processo. Procure empresas que possuam o Registro de Coletor Autorizado da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Faça sua parte, o planeta e as novas gerações agradecem.


terça-feira, 13 de agosto de 2013

A HISTORIA DO AR COMPRIMIDO


O ar comprimido já era usado pelos antigos egípcios no fole e cilindros de madeira cerca de 2.000 a.C. Uma de suas primeiras aplicações foi soprar um braseiro para acender uma chama viva.
Foi encontrada uma pintura em um túmulo egípcio construído por volta de 1.500 a.C. mencionando um dos mais  eficientes  foles acionado a pé,  utilizado  para a obtenção  de  bronze.  Podemos considerar o nascimento do ar comprimido.

Catapulta: Através de um cilindro com ar comprimido os Gregos obtinham energia suficiente para arremessar seus mísseis.



Porta do Templo: 
Heron, um engenheiro que vivia na Alexandria no século primeiro a.C., criou um sistema para abrir a porta do templo automaticamente, usando a expansão do ar quente para forçar a água sair de um reservatório e ir para outro.



A verdadeira importância do ar comprimido se deu a partir século XIX com o desenvolvimento Industrial. Por volta de 1850 iniciou-se a aplicação do vapor em máquinas industriais e foi criado o compressor alternativo acionado a vapor. Em 1866 foi lançada a primeira máquina que comprimia o ar por meio de pistões metálicos.

Em seguida vieram os compressores chamados “molhados” que tinham as paredes borrifadas com água para retirada do calor gerada pelo processo de compressão.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O ar comprimido é a segunda energia mais consumida da indústria

O ar comprimido é a segunda energia mais consumida da indústria, também a mais cara de todas e a mais deficientemente tratada. Atenção para as boas práticas com o uso da energia do ar comprimido

1-Desligar o compressor em todos os períodos de inatividade
2-Produzir o ar comprimido a pressão mínima necessária
3-Utilizar um compressor de ar corretamente dimensionado
4-Garantir que o ar aspirado pelo compressor seja limpo e frio
5-Recuperar o calor do sistema de refrigeração do compressor
6-Efetuar a manutenção regular dos equipamentos da central
7-Eliminar regularmente as fugas de ar da instalação
8-Efetuar uma analise critica da rede de distribuição de ar
9-Utilizar o ar comprimido de forma racional 

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

E se o Brasil não der conta da eletricidade?

A energia mais consumida na indústria é a eletricidade e isto nos obriga a tomar medidas inteligentes quanto ao seu consumo. É um fator determinante no custo final do produto, a empresa pode ser mais ou menos competitiva se souber otimizar o uso da eletricidade. E na sua casa? Como você controla?

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Você se lembra quando aconteceu a Guerra do Golfo?

As longas filas nos postos de gasolina quando um novo aumento de gasolina era anunciado? Os postos fechavam às sextas-feiras às 20h e só reabriam às segundas. Quem não abasteceu até este horário não saia de carro no final de semana.

Não tinha outra saída, exceto procurar alternativas. O Brasil desenvolveu o carro a álcool produzido a partir de cana de açúcar.



terça-feira, 6 de agosto de 2013

Você sabia que 1/5 da energia mundial vem de hidrelétrias?

A usina de Itaipu tem um potencial de produção de 13 bilhões de watts.

Construir uma hidrelétrica significa desabitar e destruir uma grande área verde, causando um indescritível impacto ambiental.


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O que é uma bomba atômica?

Quando o núcleo do átomo é separado lentamente, a energia gerada pode ser transformada em energia elétrica. Se a fissão nuclear for brusca, dá-se uma explosão, criando-se assim a bomba atômica.


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Energia Geotérmica

Nos EUA, a produção desta energia está em terceiro lugar nas fontes de energias renováveis, depois da energia hidroelétrica e da biomassa.



A primeira usina elétrica geotérmica da Alemanha, em Neustadt-Glewe, começou a operar em 2002, usando o calor do centro da Terra para produzir energia. A usina, ao nordeste do país, está submersa a uma profundidade de 2000 metros, onde a temperatura chega a 97°C.


A energia produzida pela alta temperatura e convertida em vapor, que movimenta uma turbina na superfície que produz eletricidade. A usina deve abastecer 500 casas.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Energia eólica

No Ceará, houve um investimento de cerca de 1,5 bilhão de reais na construção de 250 torres para a produção de energia eólica, que estão distribuídas em 14 Parques. A produção elétrica é de 500MW, suficiente para suprir as necessidades de uma cidade habitada por 2,5 milhões de pessoas.



A geração de energia eólica no Brasil teve início em 1992, com a instalação de uma turbina de 75kw na ilha de Fernando de Noronha.
Hoje, nós temos instalações eólicas de grande porte nos estados do Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Paraná.