quinta-feira, 26 de julho de 2012

LOCAÇÃO RETOMA CRESCIMENTO EM TODO O MUNDO

As 10 maiores empresas do setor registraram avanço médio de 22,9%


Após um período de retração acentuada, locadoras de todas as regiões do mundo reportaram crescimento das receitas no último ano. O avanço das 100 principais empresas no período foi de 13,3%, sendo que as 10 maiores registraram, em média, alta de 22,9% nas receitas. Os dados são da pesquisa IRN100, publicada pela revista International Rental News (IRN).

A pesquisa reflete a evolução na economia global, com o crescimento sendo alavancado pelos mercados emergentes e a recuperação mais acelerada dos EUA em relação à Europa. Destaca-se ainda o fato de que das 100 maiores empresas, apenas 44 são europeias, o menor número desde que a pesquisa foi iniciada, em 2005.

As empresas norte-americanas tiveram crescimento médio de 17%, enquanto as europeias apresentaram um desempenho muito mais modesto, com 5,9% de aumento. Mesmo sem incluir os resultados da recém-adquirida RSC Equipment Rental, a gigante United Rentals lidera a lista, com a britânica Aggreko na segunda posição.

Os mercados emergentes continuam a expandir sua participação, com empresas chinesas e do Oriente Médio figurando pela primeira vez na lista. Com receitas de 77 milhões de euros, a locadora chinesa de guindastes de torre Shanghai Pangyuan Construction estreou na 90ª posição, enquanto duas empresas de Dubai, a Rental Solutions & Services (RSS) e a Byrne Equipment Rental, aparecem na 85ª e 93ª posições, respectivamente.

“Muitas empresas na América do Norte e Europa se recuperaram do marasmo de 2009 e 2010, enquanto as áreas em desenvolvimento estão se expandindo rapidamente conforme o conceito de locação se estabelece”, diz Murray Pollok, autor da pesquisa. “Por outro lado, muitos acreditam que as incertezas econômicas e a dificuldade de obter financiamentos estão levando os usuários de equipamentos a procurar opções na locação. Essa tendência é mais forte na América do Norte, onde as taxas de penetração da locação estão aumentando.”



Fonte: KHL